Data será celebrada na próxima segunda-feira, 20 de novembro16/11/2023 - 17:16
A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial no feriado da Consciência Negra na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro.
Sendo assim, o expediente nas repartições públicas será encerrado na sexta-feira, dia 17, às 18h, e retomado na terça-feira, dia 21 de novembro, às 8h.
Veja a relação de serviços e os canais para solicitar atendimento:
Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.
Sanasa/Água e Esgoto – Na segunda-feira, dia 20, não haverá expediente administrativo, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará através do 3735 5000/0800 7721195.
Mercado Municipal – Abre das 7h às 12h na segunda-feira, dia 20. Nos demais dias, segue o horário de rotina: segunda a sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h, e domingo, das 7h às 12h (facultativo).
Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade em www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira.
Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.
Bosques e parques – Todos os bosques e parques da cidade abrem no feriado. Lembrando que o Bosque dos Jequitibás abrirá na segunda-feira, dia 20, e fecha na terça-feira, dia 21, para manutenção. Os endereços e horários dos parques podem ser consultados no portal da Prefeitura na aba ‘Parques e Bosques Municipais’, acessível em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-.
Torre do Castelo - fica fecha para visitação às segundas-feiras.
Praças de Esporte – As Praças de Esportes fecham na segunda-feira, dia 20, e retomam na terça, dia 21.
Sistema de Atendimento 156 – Segue o expediente da Prefeitura e fica fechado na segunda-feira, dia 20, e retoma na terça, dia 21, às 8h.
Limpeza urbana - Na segunda-feira, 20, os serviços de limpeza urbana ocorrem da seguinte forma:
Coleta de lixo domiciliar: será feita somente nos setores alternados;
Varrição: sistema de plantão;
Coleta seletiva: não haverá;
Coleta hospitalar: será feita somente nos grandes geradores.
Sistema Público de Saúde - Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados segunda-feira, dia 20, e retomam o atendimento normal na terça, dia 21. Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.
Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do CPAT do Centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde fecham na sexta-feira, dia 17, às 16h30 e retomam na terça-feira, dia 21, às 7h30.
Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na sexta-feira, dia 17, às 16h12 e retomam na terça-feira, dia 21, às 8h. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na segunda-feira, dia 20, das 7h à 12h e volta na terça-feira (21/11) às 7h. O Mercado de Flores funcionará na segunda das 8h às 16h30. O Mercado de Hortifrúti abre na segunda-feira, dia 20, às 7h às 13h.
Trânsito e transporte coletivo – A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém os serviços essenciais e de emergência na segunda-feira, dia 20. Serão mantidas a operação e fiscalização nos terminais urbanos e o monitoramento remoto da Central de Monitoramento de Operações. As equipes semafóricas, de trânsito, transporte e de sinalização atuarão normalmente.
Para tirar dúvidas sobre circulação ou em situações de emergência no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec pelo telefone 118. O acesso pode ser feito pelo site www.emdec.com.br/faleconosco e com o aplicativo que está disponível gratuitamente como “EMDEC” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store).
Os contatos podem ser feitos pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa (www.emdec.com.br). Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.
Pátio Municipal - O recolhimento de veículos por irregularidades ou infrações de trânsito não será interrompido no dia 20 de novembro. A liberação de veículos recolhidos ao Pátio Municipal ficará suspensa na segunda, dia 20, com retorno ao funcionamento normal na terça-feira, dia 21. O Pátio fica na rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres que liga a Vila Industrial à Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e pelo Chatbot Emdec. A ferramenta interativa pode ser usada também para liberação de veículos. O acesso é feito na página inicial do site www.emdec.com.br. O processo de liberação de veículos pelo chat é totalmente on-line. O interessado comparece à Emdec apenas para retirar o veículo do Pátio. Pelo telefone é usado o 118 (opção 5).
PAI-Serviço - O feriado não interfere no funcionamento do sistema. Os veículos do PAI-Serviço fazem suas viagens de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. No feriado vão circular, como de costume, das 6h às 18h. Os agendamentos também não mudam. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, seguindo o cronograma padrão. Segunda-feira- agendamento para quinta-feira; terça-feira-agendamentos para sexta-feira; quarta-feira-agendamentos para sábado, domingo e segunda; quinta-feira-agendamentos para terça-feira e sexta-feira- agendamentos para quarta-feira. Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço como sempre: através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo “EMDEC”.
Atendimento presencial - O serviço Emdec Informa, que funciona na sede da empresa, na rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, para orientações presenciais e os postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) estarão fechados no dia 20; e retornam terça-feira, dia 21 de novembro.
Procon – A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping seguirá o expediente do Poupatempo: fecha na segunda-feira, dia 20, e retoma na terça, dia 21. As demais unidades do Procon seguem o expediente da Prefeitura, fecham na segunda, dia 20, e retomam o atendimento na terça, dia 21. O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.
https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51010