Preço do tablete de chocolate varia até 125,31%, mostra pesquisa do Procon

crédito Adriano Rosa - PMC - imagem de uma cesta com diversos ovos de chocolate

Órgão de defesa do consumidor disponibiliza, também, informativo para orientar o consumidor nas compras de Páscoa.

 

O preço de um tablete de chocolate pode variar até 125,31% nos estabelecimentos comerciais da cidade. Este é um dos resultados a que chegou a pesquisa de preço médio dos produtos de Páscoa realizada pelo Procon de Campinas. A coleta de dados foi realizada entre os dias 24 de março e 1º de abril em oito estabelecimentos do município.

 

O órgão de defesa do consumidor pesquisou os preços de 134 itens entre ovos de chocolate, colomba pascal, caixas e barras de chocolate.

 

A sondagem mostra que, entre os ovos de chocolate, a maior variação de preços é de 56,37%; na colomba pascal, o maior índice é 32,37%; e, entre os tabletes de chocolate, a diferença chega a 125,31%.

 

 O trabalho do Procon indica, também, o índice de abastecimento de cada um dos oito estabelecimentos visitados.

 

 Segundo a diretora do Procon, Yara Pupo, o objetivo da pesquisa é fornecer ao consumidor uma amostra de diferentes preços dos produtos pesquisados.

 

“As variações de preços constatadas referem-se ao período em que foi realizada a pesquisa. Os produtos podem sofrer alterações de preço em razão da data da compra, descontos especiais, ofertas e promoções”, lembra a diretora.

 

Informativo

 

O Procon torna público também, no site, um informativo para orientar o consumidor nas compras de Páscoa.

 

A primeira dica é que pesquise os preços dos produtos e avalie o orçamento da família antes de realizar qualquer compra.

 

A cartilha esclarece que as informações fornecidas em anúncios, folhetos ou em qualquer material publicitário devem ser cumpridas pelo fornecedor.

 

A cartilha trata, ainda, de temas como compras pela internet, disposição dos preços e outros.

 

O texto está disponível no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-pascoa

 

Acesse aqui a pesquisa.