Nova turma da LBV aprende sobre direitos do consumidor com o Procon

Crédito: Divulgação

Trinta crianças e adolescentes participaram de palestra na tarde desta sexta-feira, 31, dia que encerra o mês do consumidor.31/03/2023 - 17:39

O Procon Campinas promoveu, nesta sexta-feira, 31 de março, mais uma edição da palestra sobre direitos do consumidor para 22 crianças e adolescentes de 9 a 14 anos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) do DIC. O objetivo do evento foi ensinar sobre consumo consciente e a importância de priorizar o "Ser" ao "Ter". A atividade encerra o mês do consumidor, comemorado em março, e voltado à conscientização sobre os direitos dos consumidores.

 

Interessada, a turma participou com atenção da conversa com as agentes de fiscalização do Procon Campinas, Lilian Fosco e Joice Honorato, que também integra o Comitê do Programa Primeira Infância Campineira (PIC).

 

Para a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, a atividade faz parte das ações educativas do Procon e, "é importante para contribuir com a formação de crianças e adolescentes para que possam estabelecer relações saudáveis de consumo no futuro e sejam conscientes sobre as pressões consumeristas e o consumismo".

 

De acordo com a assessora de Comunicação da LBV, Izabela Lobianco, a forma como o bate-papo foi conduzido pela equipe do Procon foi surpreendente e as crianças se sentiram à vontade para trazer para a roda de conversa as experiências que cada uma já vivenciou, dentro daquilo que estava sendo discutido. Algumas delas chegaram, inclusive, a destacar que as boas amizades são muito mais valiosas que um par de tênis da moda, por exemplo.

 

"A conversa pendeu muito para esse lado da valorização de 'ser' feliz, o que está muito ligado aos valores e bons sentimentos, sem deixar de considerar o fato de 'ter', porém, somente aquilo que é essencial para nossa subsistência. Isso ficou bem claro para o público infanto-juvenil a partir da conversa de hoje. Agradecemos ao pessoal do Procon por esse rico diálogo", finalizou.

 

No total, 62 crianças e jovens participaram das atividades promovidas na LBV. A primeira palestra reuniu 40 crianças na unidade da Vila Rica na quarta-feira, 29 de março.