As equipes estiveram na rua 13 de Maio e no saguão do Paço Municipal para lançar o gibi do Procon16/03/2024 - 09:48
Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Departamento de Proteção ao Consumidor de Campinas (Procon Campinas) lançou o gibi do Procon. O material é direcionado para o público infanto-juvenil e tem o objetivo de promover a educação para o consumo consciente. Além da revista, as equipes também distribuíram materiais educativos sobre diversos temas. Cerca de 1.250 pessoas foram abordadas.
Nos dois pontos da ação as equipes distribuíram um total de 3.765 informativos, sendo 1.250 gibis; 2.515 folhetos contemplando comércio eletrônico, cuidados para não cair em golpes, política de troca e descumprimento de oferta e alimentação saudável. Também foi entregue material sobre os cuidados com a dengue.
Imagem: Carlos Bassan
Sobre o gibi
Segundo Yara Pupo, diretora do órgão de Defesa, o gibi foi elaborado abrangendo temas dos eixos que o Procon integra no comitê Plano Primeira Infância Campineira (PIC).
De forma lúdica, o material aborda assuntos relacionados ao consumo consciente contando a história de duas amigas, Cintia e Bia, que se reencontram para desfrutar um passeio na Lagoa do Taquaral. As duas trocam presentes artesanais e lanches, um natural, feito em casa, e um bolo comprado no shopping e brincam sobre o "mantra" da mãe de Cintia que sempre diz que "tudo na vida é equilíbrio".
O coordenador do PIC, Thiago Ferrari, ressalta que o gibi também é uma oportunidade para trabalhar com as crianças a importância do consumo consciente de alimento, "para que a gente possa fazer uma reflexão sobre a alimentação saudável. As crianças podem querer uma coisa ou outra, podem comer uma 'besteirinha', mas sempre com discernimento", disse.
Nesta primeira edição do material foram impressos 10 mil exemplares que serão distribuídos aos consumidores nos postos de atendimento do órgão e em eventos que o Procon vier a participar.
imagem: Carlos Bassan
Ranking
Além dessa atividade direta com a população e servidores públicos, o órgão também divulgou o relatório anual de atividades referente ao ano de 2023. O material pode ser consultado na íntegra clicando neste link https://procon.campinas.sp.gov.br/ranking-anual-0.
imagem: Divulgação PROCON
Dia do Consumidor
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor tem origem na década de 1960 a partir de um discurso do presidente americano da época, John Kennedy. O discurso ressaltava a importância de que os consumidores tivessem seus direitos e fossem respeitados e gerou uma mudança que foi seguida pelos Estados Unidos e por outros países do mundo. A data de 15 de março foi adotada posteriormente, na década de 1980, pela Associação Internacional de Consumidores.
No Brasil existe o Código de Defesa do Consumidor, o famoso CDC, que foi instituído pela Lei nº 8.078 de 1990 nos termos da Constituição Federal. O CDC estabelece a Política Nacional das Relações de Consumo que tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo. Todo o trabalho do Procon Campinas, assim como de outros departamentos de proteção e defesa do consumidor no Brasil, se baseia nas normas do CDC.
fonte