Focado na necessidade de informar ao mercado consumerista campineiro sobre seus direitos e deveres, o Procon de Campinas tem realizado, desde 2013, uma série de palestras para consumidores e fornecedores sobre temas relacionados às relações de consumo.
Assuntos como superenvididamento, cartazes de afixação obrigatória, finanças para crianças, direitos básicos do consumidor, direitos do consumidor no segmento de veículos, educação para consumo - educadores, como organizar o orçamento doméstico, planos de sáude, direito dos consumidores nas telecomunicações, entre outros, têm sido abordados nas palestras e encontros realizados pelo órgão.
Além disso, o órgão procura semanalmente disponibilizar matérias e informativos sobre diversos assuntos relacionados à educação para o consumo, visando harmonizar o mercado.
“Temos verificado em nosso atendimento e trabalho desenvolvido com a equipe de fiscalização a necessidade de informar ao mercado consumerista campineiro seus direitos e deveres. Acreditamos que a educação gera a prevenção de conflitos”, diz a diretora do Procon, Yara Pupo.
Em 2016, o Procon de Campinas atendeu mais de 185 mil consumidores e recebeu aproximadamente 1 milhão de acessos em seu site (https://procon.campinas.sp.gov.br), no qual estão disponíveis diversos materiais educativos entre cartilhas, pesquisas de preço, informativos e matérias visando orientar o mercado consumerista.
Para os fornecedores, o site disponibiliza também legislações e modelos de cartazes de afixação obrigatória, para que as empresas estejam adequadas ao que determina a lei.
“Estamos certos de que a educação é o melhor caminho para um mercado de consumo consciente”, afirma Pupo.
As instituições públicas e privadas interessadas em receber gratuitamente as palestras do Procon devem entrar em contato com o órgão pelo e-mail procon.diretoria@campinas.sp.gov.br .
28/04/2017 - 12:44