Na maioria das vezes, campineiro é um consumidor consciente; diz pesquisa

Jonas apresenta o Índice de Consumo Consciente | Crédito: Luiz Granzotto
 
 
 
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, na Sala Azul, a criação do índice Indicador de Consumo Consciente de Campinas (ICC-Camp). Na ocasião, foi divulgado também o resultado de uma pesquisa inédita sobre o que os campineiros entendem por consumo consciente.
 
O ICC é um referencial para mensurar o comportamento consumerista do campineiro, numa pontuação de 0 a1. Quanto mais próximo de 1, melhor o índice. Campinas, nessa primeira pesquisa, obteve resultado 0,75, significando que, na média, o campineiro “quase sempre” toma as atitudes adequadas do ponto de vista do consumo consciente.
 
“Estamos muito animados com esse resultado e vamos lançar uma campanha para avançar ainda mais nesse índice”, disse Jonas, antes de revelar que o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, irá participar e emprestar seus personagens para o projeto.
 
A campanha sobre consumo consciente será lançada no próximo dia 21 de outubro e consiste na veiculação de mensagens protagonizadas pelos personagens da Turma da Mônica e pelo próprio Maurício de Sousa em jornais, rádio, TV, internet e outdoors.
 
“Vamos focar nossa mensagem pensando no poder transformador das crianças perante a sociedade e melhorar esses índices em 2016”, disse Jonas.
 
Ineditismo
 
Campinas é a primeira cidade brasileira a tomar essa iniciativa, que tem por objetivo envolver a sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável.
Pode ser considerado um consumidor consciente aquele que compra não apenas pensando no preço ou na marca mas, principalmente, no impacto do produto sobre o meio ambiente, a saúde humana e as relações justas de trabalho.
A pesquisa, presencial, ouviu 660 moradores de Campinas, maiores de 18 anos, entre os dias 28 e setembro e 1º de outubro, nas cinco regiões da cidade.
A margem de erro da pesquisa é de 5%, criando margem de confiança nos resultados de 95%.
 
Alguns resultados:
 
- 87% das pessoas afirmam que sempre fecham a torneira ao escovar os dentes;
- 81% dizem que sempre ensaboam a louça com a torneira da pia fechada;
- 76% declaram nunca lavar o carro usando a mangueira;
- 45% sempre armazenam para reúso a água da chuva ou da máquina de lavar roupa – 38% nunca fazem isso;
- 85% garantem que sempre apagam as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados;
- 50% dizem que param de comprar produtos de uma empresa se descobrem que ela prejudica o meio ambiente;
- 68% sempre deixam de comprar produtos de uma empresa quando ficam sabendo que ela foi alvo de denúncia de trabalho escravo;
- 62% sempre procuram dar uma nova utilidade antes de jogar algo fora;
- 65% procuram sempre dar o destino correto a resíduos
- 73% sempre incentivam seus familiares a economizar água e luz;
- 57% confessam que compram produtos piratas.
 
 
 
16/10/2015 - 14:50