Informativo orienta consumidores nas compras em liquidações

imagem de mulher fazendo compras

Regina Rocha Pitta

Está pensando em aproveitar os preços das liquidações de inverno? Então leia antes o informativo do Procon de Campinas publicado no site www.procon.campinas.sp.gov.br, para se orientar e se precaver contra possíveis problemas após as compras. Segundo o órgão de defesa do consumidor, é comum na troca de estação os estabelecimentos comerciais colocarem em liquidação produtos da estação anterior, com descontos chamativos para atrair os consumidores.

Uma das dicas é: evite comprar por impulso. Compras apressadas podem resultar em surpresas desagradáveis quanto aos preços, formas de pagamento e vícios de qualidade (defeitos) nos produtos adquiridos.

A pesquisa de preços e as formas de pagamento – taxas de juros, número e valores das prestações – são outros pontos a serem levados em conta. E é com o objetivo de orientar os compradores quanto às condições para adquirir produtos nessas promoções que o Procon divulga o informativo.

Dentre as orientações, os consumidores vão encontrar dicas sobre a questão da garantia dos produtos oferecidos que podem ser de mostruários – e que ficaram expostos durante longo tempo e manipulados por vendedores e outros compradores – e que devem trazer na Nota Fiscal "produto no estado", o que significa que a loja não se responsabiliza por problemas que já existiam no estado em que o produto foi adquirido (como riscos ou falta de acessórios).

Mas não é só com as liquidações em lojas físicas que os compradores devem estar alertas. As compras via internet também merecem cuidados.

As dicas e orientações podem ser consultadas no portal do Procon que foi reformulado e relançado no dia 2 de julho, com um design mais moderno. Além disso, dúvidas podem ser tiradas por meio do chat ou do Disque 151