Crédito Consciente 2015 - Acesse aqui o formulário

imagem procon
O Procon de Campinas irá realizar, de 16 de novembro a 15 de dezembro, a segunda edição do programa Crédito Consciente – Renegociação de Dívidas, que tem por objetivo auxiliar o consumidor inadimplente a solicitar o parcelamento ou a renegociação de débitos junto a fornecedores.

O atendimento será realizado em todos os postos do Procon de Campinas e também pela internet, no endereço http://www.procon.campinas.sp.gov.br/.

No dia 5 de dezembro, sábado, haverá atendimento especial com as unidades móveis na Praça da Concórdia (região do Campo Grande) e na Praça Rui Barbosa (RuaTreze de Maio), das 9h às 13h.

No sábado seguinte, dia 12 de dezembro, das 9h às 13h, as unidades móveis darão expediente no Parque Don Bosco (região do Vida Nova) e na Praça Rui Barbosa.

Como participar

Para aderir ao programa, o interessado inadimplente deve preencher um questionário disponível no endereço eletrônico do órgão

http://www.procon.campinas.sp.gov.br/credito-consciente-0 . As pessoas que tiverem dificuldade para preencher o formulário ou não tiverem computador em casa, poderão solicitar auxílio aos atendentes de qualquer uma das unidades físicas do órgão.

No documento, o interessado deve prestar informações sobre sua renda (salário, aposentadoria ou pensão, aluguel entre outros) e gastos mensais (alimentação, saúde, transporte, pensão, entre outros).

Deve também esclarecer sobre os débitos pendentes a serem renegociados e o nome da empresa credora. Para cada credor, um novo formulário deve ser preenchido.

O interessado deverá também colocar sua proposta de pagamento, se à vista ou em parcelas, e o valor que pode ser pago em cada caso.

Intermediação

O Procon encaminhará o formulário à empresa por e-mail. Esta, por sua vez, deve enviar resposta ao Procon com a contraproposta ou aceitação das condições propostas pelo consumidor, junto com o extrato da dívida (com os encargos).

Se a empresa não responder o formulário no prazo (15 dias) , o Procon formalizará uma Carta de Informação Preliminar – CIP, uma tentativa de negociação amigável.

O consumidor pode acompanhar o andamento do protocolado pelo e-mail procon.mutirao@campinas.sp.gov.br ou pessoalmente, nos postos do Procon.

“Com esta ação, o Procon busca auxiliar o consumidor na renegociação de suas dívidas, inclusive, fazendo-o refletir sobre a questão do superendividamento, além de reintegrá-lo ao mercado de consumo de forma mais consciente”, afirma o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo.

Primeira edição

A primeira edição do programa Crédito Consciente foi realizada de 12 a 31 de março de 2015, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado no dia 15 do mesmo mês.

Na ocasião, um total de 293 pessoas fizeram, por intermédio do Procon, solicitação de parcelamento ou de renegociação de débitos junto a fornecedores.

Confira, abaixo, os endereços do Procon de Campinas:

Unidades fixas:

Poupatempo Centro: Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h.

Poupatempo Campinas Shopping: Rua Jacy Teixeira de camargo, 940, Jardim do Lago - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.

Agiliza Campinas- Barão Geraldo: Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Agiliza Campinas- Sousas: Rua Humaitá, 144, Centro, Sousas, Campinas-SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Unidade Horto Shopping Ouro Verde: Rua Armando Frederico Renganeshi, 61 Jardim Cristina - Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Unidade Administrativa: Rua Maria Monteiro, 1028, Cambuí Campinas. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Unidades móveis

Segunda-feira: Praça da Concórdia e Paulistão Pe. Anchieta

Terça-feira: Extra-Abolição e Cras Campo Belo

Quarta-feira: Lagoa do Taquaral e Paulistão Amoreiras