O Procon Campinas registrou, no primeiro semestre de 2017, um índice de 70,43% de sucesso nas audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores. No mesmo período de 2016, a resolutividade dos casos foi um pouco menor, de 65%. O órgão registrou também um crescimento no número de audiências realizadas nos primeiros seis meses deste ano, período em que foram realizadas 2.337 sessões, frente às 2.022 no mesmo período de 2016.
Na avaliação da diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, os números refletem a efetividade dos cursos de formação dos funcionários - 50% da equipe tem certificação pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) - e o objetivo é capacitar os demais membros da equipe, inclusive os estagiários.
“Temos uma equipe bem versátil e jovem. Tenho orgulho de toda a equipe do Procon, que se dispõe a fazer o melhor pelos consumidores de Campinas todos os dias”, afirma Pupo.
Ranking
Com base no ranking geral das empresas mais reclamadas do ano de 2016, o Procon efetuou um comparativo, classificando as que mais conciliaram nos primeiros semestres de 2016 e de 2017. Os resultados deste trabalho podem ser conferidos no site do órgão, no https://procon.campinas.sp.gov.br/ .
Segundo a diretora Yara Pupo, estabelecer um ranking de audiências conciliatórias significa também monitorar o comportamento das empresas mais reclamadas quanto à efetiva solução dos problemas dos consumidores. “O objetivo é entender o comportamento dessas empresas, se permanecem na mesma ordem de colocação, ou se apresentam plano de melhorias depois de notificadas”, explica a diretora.
Inovação
Os processos administrativos do Procon são integralmente digitais. As audiências são realizadas com tablets, nos quais são colhidas as assinaturas das partes e as atas inseridas no sistema em tempo real. “A facilitação dessa ferramenta permite que os ouvidores das empresas avaliem a eficácia dos prepostos designados para essas audiências em tempo real”, avalia Pupo.
As audiências de conciliação são realizadas em até 30 dias da data de abertura do processo, de modo que o Procon passa a ser um braço do Poder Judiciário nas ações que envolvam relações de consumo.
Além da notificação das partes por e-mail com data e horário da audiência, o Procon dispara um lembrete no Portal, com até dois dias de antecedência da audiência, de forma que o consumidor não esqueça da data e horário de conciliação.
“A inovação tecnológica aliada às técnicas de conciliação facilitam a abertura do diálogo entre as partes, conferindo celeridade e efetividade na solução de conflitos”, afirma a diretora do Procon, Yara Pupo.
29/08/2017 - 14:51