Alerta de Recall: Tylenol (Paracetamol) 200mg/ml – Gotas

imagem de recall extraída do google sem restrição de uso e compartilhamento

 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para recolhimento do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml – apresentação gotas, fabricado entre dezembro de 2011 a novembro de 2012.

 

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em 27 de maio de 2013, abrange 3.384.432 (três milhões, trezentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos e trinta e duas) embalagens do produto, com numeração de lote, não seqüencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123.

 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que foi constatada possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento. Nesses casos, há risco de “danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjôos”.

 

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

 

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 7286 767 ou pelo site www.tylenol.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.com.br.

 

ORIENTAÇÕES PROCON CAMPINAS:

O consumidor que possuir nota fiscal do medicamento pode procurar o estabelecimento onde o adquiriu com a nota em mãos para realizar a substituição.

O consumidor também pode recorrer a fabricante no telefone acima, bem como ao PROCON de Campinas.