Serviços essenciais são mantidos durante o feriado prolongado de Carnaval

A Prefeitura de Campinas manterá o plantão de serviços essenciais durante os dias de Carnaval. O expediente normal nas repartições públicas será encerrado nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, às 18h, e retomado na Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, às 14h.

 

Veja a relação de serviços, horários de funcionamento e códigos telefônicos para solicitar atendimentos emergenciais durante o fim de semana e os dias declarados como pontos facultativos:

 

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

 

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.

 

Sanasa/Água e Esgoto – Na segunda-feira, 12; terça-feira, 13; e quarta, 14 (até as 14h), não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de Atendimento ao Cliente também funcionará pelos telefones 3735-5000 e 0800 7721195. O expediente retorna na quarta-feira, 14 de fevereiro, às 14h.

 

Mercado Municipal – Abre das 7h às 16h, no sábado, 10. No domingo, 11, funciona das 7h às 12h. Na segunda-feira, 12, das 7h às 18h; na terça, 13, das 7h às 12h e na quarta-feira, 14, das 7h às 18h.

 

Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira.

 

Feiras noturnas – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade: www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.

 

Bosques e Parques – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente no Carnaval, exceto o Bosque dos Jequitibás, que fecha na segunda-feira, 12, como de costume.

 

Parque das Águas – O Parque das Águas, área administrada pela Sanasa, funcionará normalmente nos dias 10, 11 e 12, das 6h às 20h; na terça-feira de Carnaval (13), das 6h às 18h, e na quarta-feira de Cinzas (14), das 6h às 20h.

 

Torre do Castelo – Durante todo o feriado de Carnaval, dias 10, 11, 12, 13 e 14 (até as 14h) a Torre do Castelo permanecerá fechada. O local reabre para visitação na quarta-feira, dia 14, às 14h. Lembrando que durante a semana, o horário de funcionamento é até as 17h. A entrada é gratuita.

 

Sistema de Atendimento 156 – Não funciona de sábado, dia 10, até quarta-feira, dia 14, às 14h.

 

Sistema Público de Saúde – Os centros de saúde permanecem fechados no sábado, domingo, segunda e terça-feira. Todas as unidades reabrem na quarta-feira, 14 de fevereiro, a partir das 13h. Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.

 

Coleta de lixo domiciliar – Na terça-feira, 13 de fevereiro, será somente nos setores alternados. No setor diário, não haverá.

 

Coleta de lixo hospitalar – Terça, dia 13, será feita somente nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo).

 

Coleta seletiva – Na terça-feira, 13 de fevereiro, não haverá.

 

Varrição – será feita em sistema de plantão no dia 13, terça-feira. Nos demais dias, serviços seguem conforme rotina.

 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram o atendimento na sexta-feira, 9 de fevereiro, às 16h30 e voltam dia 14 de fevereiro, às 14h.

 

Ceasa – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 16h30, e retoma na quarta-feira, dia 14, às 8h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na segunda-feira, dia 12, das 7h às 16h48 e na terça, dia 13, das 8h à 13h, e volta às atividades normais na quarta-feira, dia 14, às 7h.

 

Mercado de Flores, Plantas Ornamentais e Acessórios - Funcionará na segunda-feira, dia 12, das 8h às 16h30 e na terça-feira, dia 13, das 8h às 13h, e retoma na quarta-feira, dia 14, às 8h.

 

Mercado de Hortifrutigranjeiros - Funcionará na segunda-feira, dia 12, e na terça-feira, dia 13, das 7h à 13h30 para o público em geral, e retomará suas atividades na quarta-feira, dia 14, às 7h.

 

Procon – A unidade do Procon no Poupatempo do Campinas Shopping ficará fechado na segunda-feira, 12 de fevereiro; terça-feira, 13 de fevereiro; e quarta-feira, dia 14 abrirá após as 12h. Atendimento mediante agendamento. As demais unidades do Procon – Agilizas, Espaço Cidadão, sede administrativa e 151 – seguem o expediente da Prefeitura, ficam fechados na segunda-feira, 12 de fevereiro; terça-feira, 13 de fevereiro e quarta-feira, 14 de fevereiro abrirá às 14h. O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas, disponível para os sistemas Android e iOS.

 

Trânsito e transporte coletivo – A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) manterá os serviços essenciais e de emergência prestados durante os pontos facultativos na semana do Carnaval, dias 12, 13 e parte da Quarta-feira de Cinzas. Como acontece normalmente, serão mantidas as operações e a fiscalização nos terminais urbanos e o monitoramento remoto da Central de Monitoramento de Operações. As equipes semafóricas, de trânsito, transporte e de sinalização atuarão normalmente. Para tirar dúvidas sobre circulação ou em emergências no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118. O acesso pode ser feito pelo site www.emdec.com.br/faleconosco e pelo aplicativo que está disponível gratuitamente como “Emdec” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store). Os contatos podem ser feitos pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da Empresa (www.emdec.com.br). Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta, sendo uma das opções com atendimento automatizado. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.

 

Pátio Municipal – O recolhimento ao Pátio Municipal, por irregularidades ou infrações de trânsito, não será interrompido durante o Carnaval. Porém, a liberação de veículos ficará suspensa nos dias 12, 13. Na quarta, 14, os serviços do Pátio estarão normalizados a partir das 14h.

 

Os profissionais do Pátio atendem na rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres que liga a Vila Industrial à Estação Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; e pelo Chatbot Emdec. A ferramenta interativa pode ser usada também para liberação de veículos. O acesso é feito na página inicial do site www.emdec.com.br. O processo de liberação de veículos pelo chat é totalmente on-line. O interessado comparece à Emdec apenas para retirar o veículo do Pátio. Pelo telefone é usado o 118 (opção 5).

 

PAI-Serviço – O Carnaval não vai interferir no funcionamento do Pai-Serviço. Os veículos do sistema continuam a fazer suas viagens cumprindo o cronograma normal, excetuando a terça-feira, 13 de fevereiro, quando vão circular das 6h às 18h, cumprindo o horário dos domingos. O Pai-Serviço funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h. O serviço de agendamento não muda; funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h seguindo a programação padrão. Os usuários cadastrados no programa agendarão viagens pelo PAI-Serviço como sempre, através do Fale Conosco Emdec, no telefone 118, opção 2 e pelo aplicativo “Emdec”.

 

Atendimento presencial na Emdec – O serviço Emdec Informa, que funciona na sede da empresa, à rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, estará fechado nos dias 12 e 13 totalmente e no dia 14 reabre a partir das 14 horas. As orientações presenciais, que também acontecem nos postos localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas (Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas) também ficam suspensas e retornam na quarta-feira, 14, às 14 horas.

 

FONTE:https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/52206