Procon Campinas divulga ranking anual do serviço e comemora Dia Mundial do Consumidor

Crédito: Fernanda Sunega

 

Relatório de 2023 foi divulgado nesta quinta-feira, 14 de março; na sexta, dia 15, equipes do Procon realizam atividades educativas para consumidores no Centro de Campinas14/03/2024 - 17:55

O Departamento de Proteção ao Consumidor de Campinas (Procon Campinas) divulgou nesta quinta-feira, 14 de março, o relatório anual de atividades referente ao ano de 2023. A publicação marca as celebrações pelo Dia do Consumidor, que será comemorado na sexta-feira, dia 15 de março, e também terá atividades de educação para o consumo no Centro de Campinas e o lançamento do gibi sobre consumo consciente, voltado para o público infantil. 

O relatório aponta que foram realizados 110.693 atendimentos durante o ano, entre presenciais, eletrônicos e telefônicos. Entre os tipos de reclamações, o primeiro lugar ficou com o descumprimento de oferta, seguida por cobrança abusiva, vício de serviço, vício de produto, ausência de informações e prática comercial abusiva. Essa classificação é feita de acordo com o artigo do Código do Consumidor (CDC) que a empresa descumpriu e no qual se baseou a reclamação. Algumas mudanças foram verificadas nesse ranqueamento entre 2023 e 2022. O descumprimento de oferta, por exemplo, passou do segundo para o primeiro lugar e a cobrança abusiva foi do quarto para o segundo lugar. 

Também houve mudança nos segmentos mais reclamados. O primeiro lugar no ranking de 2023 ficou com o segmento bancário, enquanto em 2022 foi o comércio eletrônico, setor que caiu para o segundo lugar no ranking atual. O segmento de cartão de crédito subiu no ranking, foi do quinto para o terceiro lugar, enquanto o de telefonia móvel foi do terceiro para o quarto. Na sequência, está o segmento de empresas financeiras, seguido por provedores de internet, agências de viagem, magazines, seguradoras (que não estava entre os 10 mais em 2022) e energia elétrica. Outra diferença para este ranking é que o segmento de veículos, que ocupava o 10º lugar, saiu da lista. 

O relatório também traz os dados do setor de fiscalização do Procon Campinas. No total, foram realizadas 3.452 diligências, que resultaram em 1913 autuações. Foram feitas ainda cinco coletas de preço ao longo do ano. 

Para a diretora do Departamento de Proteção ao Consumidor, Yara Pupo, a divulgação do relatório de atividades é um compromisso e uma oportunidade para que os consumidores conheçam os segmentos mais reclamados e fiquem atentos. “O ranking atual apontou algumas alternâncias na colocação das empresas e o consumidor deve ficar atento e, sempre que se sentir lesado, procurar o Procon para resolução da questão”, afirmou.

A diretora também destacou o lançamento do gibi do Procon. “O gibi é uma alternativa para conscientizar o público infanto-juvenil porque visa educar os futuros consumidores para que tenham uma relação saudável na aquisição de produtos tendo em vista o consumo consciente”, detalhou.  

Clique aqui: https://procon.campinas.sp.gov.br/ranking-anual-0 para consultar o relatório completo ou baixe o documento ao final da página. 

 

fONTE: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticias/102342/procon-campinas-divulg...