PIC- Jogo de tabuleiro para adultos aborda desafios no desenvolvimento das crianças

Comprtilhando:

O Jogo da Vida do Bebê, desenvolvido por profissionais que atuam na rede de serviços das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Campinas, está disponível para download gratuito a todos os interessados no site oficial da Semana do Bebê de Campinas, acessível em https://semanadobebecampinas.org.br/.

O jogo foi lançado durante a 1ª Semana do Bebê de Campinas que ocorreu no mês de outubro. A ideia central é tratar de forma lúdica e divertida questões relevantes para o pleno desenvolvimento dos bebês junto a familiares e profissionais.

A proposta dos idealizadores é que o jogo seja aplicado nas unidades do serviço público que atendem pais, mães e cuidadores de bebês. Motivo pelo qual, na sala da coordenação do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), há kits disponíveis para os profissionais interessados em desenvolver a brincadeira em suas unidades.

A brincadeira feita com usuários da rede pública de saúde atingiu o objetivo proposto de estimular os cuidadores para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Durante a Semana do Bebê, o jogo foi aplicado em unidades dos serviços de saúde, educação e assistência social que ficam na região Norte da cidade.

A proposta passou por seis Centros de Educação Infantil (CEI) Nave Mãe Prof. José Aristodemo Pinotti, CEI Brasília Byngton Egídio Martins, CEI Fernando Alpheo Miguel, CEI Profa. Renata Ferramola, CEI Aparecida Cassiolato, CEI Esperança do Amanhã. Na área da Saúde, a atividade foi realizada nos Centros de Saúde (CS) São Marcos,  Santa Mônica e Rosália.

A prática do jogo na área de Assistência Social envolveu, além das unidades públicas as organizações sociais que atuam na região. A prática foi realizada nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Vila Esperança e Cras Vila Reggio; Centro Promocional Tia Ileide (CPTI); Fundação Irmã Ruth de Maria Camargo Sampaio (Firmacasa); Casa da Criança Mei Mei; Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES); Amigos da Criança (Amic) Village.

Com apoio do comitê intersetorial do PIC, a atividade também foi realizada no saguão do Paço Municipal com a participação de residentes dos CS Santa Mônica e CS São Marcos.

O jogo

O Jogo da Vida dos Bebê é um tabuleiro com trilhas e casas numeradas para que os jogadores percorram um trajeto onde cada casa representa um assunto relacionado à vida do bebê.

Os jogadores começam na casa inicial com suas crianças (marcadores). Eles avançam jogando um dado ou usando algum sistema de movimento. Ao longo do tabuleiro, há casas que representam os temas da caderneta da criança (amamentação, alimentação saudável, estímulo ao desenvolvimento, prevenção de acidentes e proteção contra a violência).

Os jogadores podem usar cartas de cuidado parental para ajudar a superar desafios ou avançar mais rapidamente. O objetivo do jogo é guiar seu marcador (representando uma criança) pelo tabuleiro, alcançando marcos de desenvolvimento saudável enquanto evita obstáculos e riscos.

Com isso, os profissionais dos diferentes serviços que atendem bebês, buscam alertar as mães ou cuidadores sobre situações que exigem a tomada de decisões relacionadas ao cuidado infantil.

fonte: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51512