Caia na folia, mas siga as dicas do Procon Campinas para não cair em golpes

Procon Campinas orienta consumidores sobre boas práticas para não ser vítima de golpes financeiros neste Carnaval
 
O Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon) de Campinas orienta a população sobre as boas práticas para não ser vítima de golpes no feriado de Carnaval. Entre as dicas estão conferir sempre o valor que está sendo cobrado ao pagar com cartão e solicitar o recibo, ainda que seja por mensagem de celular, e a nota fiscal, que é a segurança do cliente.
 
Por falar em cartão, o serviço de proteção também alerta para não passar o cartão de débito ou de crédito em maquininhas com visor danificado, uma vez que pode não ser possível conferir se o valor cobrado é realmente aquele.
 
 
Transporte e comida por aplicativo
 
Quem vai curtir os bloquinhos de rua da cidade (confira aqui a programação) precisa ter em mente que bebida e direção não combinam, por isso, a dica é usar o transporte público ou por aplicativo.
 
"Neste último caso, lembramos os consumidores a se atentarem para utilizar somente os veículos cadastrados nos aplicativos autorizados a circularem na cidade e não recorrer a transporte clandestino", afirmou a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.
 
Na hora de chamar o carro, é importante conferir o valor e a forma de pagamento para não ter aborrecimentos quando chegar ao destino. Por exemplo, se o consumidor planeja pagar com o cartão de crédito cadastrado na plataforma, precisa conferir se esta é a opção escolhida e não a de pagamento com dinheiro.
 
Quando chegar da festa de Carnaval e quiser fazer um pedido de comida pelo aplicativo, lembre-se de que as regras são as mesmas. Confira a forma de pagamento antes de concluir a transação. E se o pagamento for feito dentro do aplicativo e não na entrega, não aceite cobranças adicionais.
 
 
Viagem
 
Para quem vai aproveitar o feriado para viajar, o serviço de proteção também lembra sobre a importância de verificar a procedência dos anúncios de hospedagem. Não clicar em links desconhecidos e evitar contratar serviços por mensagens também é outra dica.
 
"Vale a pena ainda buscar referências do site em que está realizando a compra e quando for realizar o pagamento, seja por boleto, cartão de crédito, ou pix, conferir se o CNPJ é mesmo da empresa contratada", destaca Yara.
 
Cuidados com celular na rua 
 
Proteja seu celular e evite guardá-lo em bolsos largos ou muito soltos. Utilize o bloqueio de tela e aplicativos de segurança do aparelho. Lembre-se também de revisar os limites de transferência via PIX antes de sair de casa. E, se for sair com o cartão de crédito ou tiver a possibilidade de utilizar cartão virtual, faça o mesmo e diminua os limites. 
 
Em casa, mas com segurança
 
A diretora do Procon também enfatiza que se precisar ir ao caixa eletrônico durante o feriado (ou em qualquer outro momento) também é importante ficar atento para evitar a troca de cartões e não aceitar ajuda de terceiros. Caso tenha algum problema, o banco deve ser contatado apenas nos números oficiais, que podem ser encontrados no site oficial da instituição financeira ou no próprio cartão.
 
Mesmo quem vai aproveitar o feriado para descansar e ficar em casa, precisa ficar atento para mensagens e ligações telefônicas que solicitem transações bancárias. Na dúvida e antes de realizar qualquer operação ou mesmo informar dados por telefone, faça contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da instituição financeira.
 
Desconfie também de ligações em nome de amigos ou parentes pedindo dinheiro e ligue para o número que já conhece para confirmar a procedência. Caso não consiga falar com a pessoa no momento, entre em contato com outros familiares. "Fique alerta e oriente também pessoas próximas a não entregar o cartão bancário para terceiros ou pessoas se passando por funcionários do banco, mesmo que a pessoa diga que está te protegendo de um golpe. Nenhum banco jamais pede ao cliente para fornecer a senha a um funcionário ou entregar o cartão para levar na agência", finalizou Yara.