Força tarefa fiscaliza cumprimento das medidas da quarentena em Sousas

Na tarde de hoje, 28 estabelecimentos de Sousas foram fiscalizados - Crédito Manoel de Brito

A Prefeitura de Campinas promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 2 de julho, mais uma força tarefa Covid-19, coordenada pela Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). A ação reuniu, além da Saúde, Defesa Civil, Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Setec (Serviços Técnicos Gerais) e Guarda Municipal, na fiscalização do comércio do Distrito de Sousas.

A operação contou com três equipes que percorreram as regiões de concentração de comércio do Distrito de Sousas. Eles foram a 28 estabelecimentos, sendo três receberam auto de infração e serão multados em 400 UFICs (Unidades Fiscais de Campinas), o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra, e na terceira autuação o estabelecimento é fechado enquanto durar a quarentena.

As autuações foram baseadas nas seguintes infrações:

- não realizar controle de fluxo de pessoas;

- não fornecimento de máscara em número suficiente para os funcionários;

- consumo de alimento no local;

- não apresentar a Declaração de Estabelecimento Responsável.

Os locais para fiscalização são escolhidos baseados no número de denúncias recebidas, principalmente via sistema 156, e regiões que possuem mais casos notificados da Covid-19. Também são consideradas para a realização das ações, as regiões que possuem comércio local com intenso fluxo de pessoas.

Mais informações sobre o novo coronavírus em Campinas podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/. Na ferramenta, as pessoas encontram todas as medidas do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e também podem tirar dúvidas e ter acesso à atualização dos dados da doença na cidade.

02/07/2020 - 18:12