Procon orienta consumidores sobre compras de Natal

imagem extraída do google sem restrição de uso e compartilhamento

Faltando poucos dias para a comemoração do Natal e a tradicional troca de presentes, o Procon de Campinas retoma as orientações feitas ao longo deste ano sobre as relações de consumo, divulgando uma cartilha com dicas e informações importantes sobre a aquisição de enfeites,  lembrancinhas, cuidados que o consumidor deve observa quanto à descrição correta do produto na Nota Fiscal, vício – defeitos – na mercadoria, que podem resultar em surpresas desagradáveis.

Um dos principais itens abordados é a questão da política de trocas, já que neste período a compra de presentes é mais intensa e acaba provocando esse tipo de situação, ou porque o tamanho da camiseta está errado, ou porque a pessoa não gostou da cor e assim por diante.

O informativo também fornece dicas que podem ajudar os fornecedores a cumprirem a legislação, de uma maneira didática e descomplicada, como por exemplo, em relação à forma como deve ser divulgado o preço das mercadorias. A informação de preços deve ser clara e ostensiva, de modo a não enganar ou deixar em dúvida o consumidor, e sem que seja exigido qualquer esforço para sua exata compreensão. Ela deve conter o preço à vista; o preço a prazo ou parcelado, se houver, sempre acompanhado do número e valor das prestações, a taxa de juros e demais encargos ou acréscimos, o valor total a ser pago com o financiamento, e do preço à vista, que não pode faltar nunca. E um item muito importante deve ser fornecido pela empresa: a nota fiscal.

O consumidor também é alertado sobre a compra e instalação da decoração natalina, sobre os cuidados a serem observados para que um simples enfeite não provoque um acidente.

Mais detalhes sobre as informações e orientações sobre as compras no período natalino podem ser conferidas no endereço: http://www.procon.campinas.sp.gov.br ou aqui

09/12/2013 - 14:34