Para aqueles que vão viajar nas férias e vão usar avião como transporte, o Procon de Campinas preparou um guia com dicas importantes e alguns cuidados para evitar contratempos no período de descanso. O guia informa, em único documento, questões importantes, que envolvem contratos de pacotes de viagens, excursões, acampamento de férias para crianças, parque de diversões, cuidados e documentos para viajar com menores e também com animais, além de dar dicas de como se precaver acerca da venda de hospedagem em sites coletivos.
Os sites de compras coletivas se tornaram um dos canais preferidos dos consumidores que navegam na internet. Mas é necessário ressaltar que nesta modalidade de compra é importante observar alguns procedimentos. O guia traz um capítulo sobre o quanto é importante ler as informações antes de realizar a compra, uma vez que é comum, neste caso, a exigência de um mínimo de contratações para a efetivação do direito.
“Os consumidores devem ficar atentos às regras de contratação dos serviços e conhecer seus direitos, bem como devem antes de realizar qualquer aquisição de produto ou serviço pesquisar preços e verificar se a empresa a ser contratada possui reclamação nos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta a diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães. Ela explica que o guia tem objetivo de auxiliar os consumidores no período de férias para que estejam atentos e não enfrentem problemas na hora de realizar a tão sonhada e esperada viagem.
Numa linguagem acessível e com os temas bem distribuídos, o guia também destaca as novas regras de segurança em aeroportos, informações sobre direitos dos passageiros em atraso de voo, o que fazer em caso de cancelamento da viagem, qual o percentual de atraso, alterações na passagem, transporte de animais e procedimentos de segurança envolvendo crianças de colo.
O guia auxilia também os viajantes sobre pacotes de cruzeiros marítimos, turismo de aventura até os cuidados com bagagem em viagens rodoviárias e aéreas. E o aluguel de imóvel para temporada, que é muito comum constar na lista de reclamações no Procon nesta época do ano, também é uma dos destaques para que o consumidor evite prejuízos. Para ter acesso ao Guia, que é gratuito, bata acessar a página eletrônica do Procon de Campinas (www.procon.campinas.sp.gov.br) em “Informativos e Pesquisas em Destaque”.
Em caso de dúvidas ou surgindo a necessidade de fazer alguma denúncia, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Campinas pelos seguintes canais: Disque 151 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 14h; pessoalmente na Avenida Francisco Glicério, 1307 (de segunda a sexta-feira das 9h às 16h); pelo e-mail procon@campinas.sp.gov.br ou pelo chat, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h no site www.procon.campinas.sp.gov.br
10/07/2013 - 15:39