
Atividade faz parte de parceria com a Legião da Boa Vontade e integra ações de educação ambiental e cidadania 16/05/2025 - 10:13
Uma parceria entre o Departamento de Defesa do Consumidor (Procon Campinas) e a Legião da Boa Vontade (LBV) proporcionou mais uma edição da palestra educativa sobre direitos do consumidor. A ação aconteceu na manhã da última quarta-feira, 14 de maio, e reuniu 25 pré-adolescentes atendidos pela instituição.
A iniciativa tem como objetivo principal promover a conscientização sobre consumo responsável, reforçando a importância da educação ambiental e da cidadania entre crianças e adolescentes.
Durante o encontro, o coordenador do Procon Campinas, Rodrigo Ortiz, abordou temas que relacionam hábitos de consumo com questões ambientais e sociais. Ele destacou como atitudes individuais podem influenciar positivamente o meio ambiente e contribuir para um futuro mais sustentável. A próxima palestra está marcada para a quarta-feira, 21 de maio, desta vez no período da tarde.
“É nessa fase que o jovem começa a tomar algumas decisões financeiras. Ao orientá-los, nesse período de ganho de autonomia, contribuímos para que aprendam a se planejar, fazer escolhas conscientes e se proteger de armadilhas financeiras ao longo da vida", afirmou Ortiz.
Abordagem une questões globais e ações individuais
No nível global, foi discutido como o descarte inadequado de lixo, resíduos químicos e a poluição do solo e da água resultam de uma produção desenfreada de bens de consumo, afetando o meio ambiente de forma significativa. “É fundamental pensarmos além do nosso dia a dia e refletirmos sobre as consequências dessas atitudes para o planeta”, colocou o coordenador.
No nível individual, por meio de dinâmicas práticas, com uso de cards (cartas) o coordenador trabalhou os direitos básicos dos consumidores e os desafios cotidianos. Com isso, os participantes tiveram a oportunidade de relacionar essas situações aos artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), fortalecendo o entendimento sobre seus direitos e deveres.
O encerramento das ações reforçou a importância do conhecimento das leis de proteção ao consumidor e destacou o papel do Procon na orientação e defesa dos direitos do cidadão.
As impressões da representante da LBV, Izabela Lobianco, sobre a atividade realizada em parceria com o Procon retratam os impactos positivos e negativos de acordo com a opção do consumidor.
"Com linguagem clara, objetiva e envolvente, o Procon trouxe para o entendimento do público infanto-juvenil, atendido pela LBV, informações essenciais sobre os impactos positivos para o planeta, a partir do consumo consciente dos recursos que a Terra nos oferece para sobrevivência, ou mesmo os negativos, caso o consumo ocorra de forma negligenciada pela humanidade. Eles aprenderam também sobre os direitos e as responsabilidades que cada consumidor(a) tem sobre as compras que realiza, de maneira a refletir, antes da compra, se a aquisição de algum produto é realmente necessário ou se não passa de um desejo. Foi uma conversa saudável e que vem corroborar esse trabalho de reeducação das consciências realizado pela LBV há décadas”, colocou.
Ao final dos trabalhos, todos os participantes receberam exemplares dos gibis editados pelo Procon Campinas – “Compra Apressada” e “ Um dia especial”, além do informativo com os endereços das unidades e as formas de contato do Procon.