Procon Campinas divulga orientações para consumidores após as compras do Dia dos Pais

O informativo tem a intenção de esclarecer os direitos do consumidor no pós-compra, especialmente em casos de atrasos na entrega, defeitos nos produtos ou necessidade de troca   12/08/2025 - 13:03

Passado o Dia dos Pais, celebrado no domingo, 10 de agosto, o Procon Campinas divulgou um informativo com importantes orientações para consumidores que enfrentarem problemas após a compra de presentes da data. A ação tem a intenção de esclarecer os direitos do consumidor no pós-compra, especialmente em casos de atrasos na entrega, defeitos nos produtos ou necessidade de troca.

 

“Em continuidade às informações divulgadas na semana que antecedeu o Dia dos Pais, o Procon reforça as orientações para casos de necessidade de troca de produtos e está à disposição dos consumidores para receber eventuais reclamações”, afirmou o diretor do Procon Campinas, Paulo Bojikian Giglio 

 

Troca de presentes: saiba como proceder

 

Segundo o Procon, caso o presente comprado não tenha servido, o consumidor deve verificar se a loja oferece política de troca. É importante observar os prazos e condições estipulados pelo estabelecimento, como necessidade de etiqueta intacta ou embalagem original, além da emissão de nota de troca, quando aplicável. Fique atento às informações passadas no momento da compra para garantir seus direitos.

 

Produto com defeito? Conheça seus direitos

 

Se o produto apresentar defeito, mesmo que adquirido em promoção, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema, conforme determina a legislação. Caso a solução não seja apresentada nesse prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto ou pela devolução do valor pago, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A escolha é sempre do cliente.

 

Atraso ou erro na entrega: o que fazer?

 

Quando o fornecedor não entrega o produto na data combinada ou entrega item diferente do comprado, o consumidor pode:

 

• Exigir a entrega do produto correto;

• Aceitar a troca por outro produto equivalente;

• Cancelar a compra e receber a devolução do valor pago, atualizado monetariamente, conforme o artigo 35 do CDC.

 

Direito de arrependimento nas compras online e por telefone

 

Nas compras realizadas pela internet ou telefone, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento e desistir da compra em até sete dias, contados a partir da entrega do produto ou assinatura do contrato, sem necessidade de justificativa.

 

Confira o informativo completo no link: https://procon.campinas.sp.gov.br/sites/procon.campinas.sp.gov.br/files/arquivos-pesquisa/_P%C3%B3s%20compra-%20dia%20dos%20pais%20%282%29.pdf

 

Como registrar reclamações no Procon Campinas?

 

Em caso de problemas, o consumidor pode formalizar sua reclamação diretamente no Procon Campinas, tanto presencialmente quanto online. Para atendimento presencial, acesse o site procon.campinas.sp.gov.br para conferir endereços, horários e agendar o atendimento.

 

Também é possível obter orientação pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para quem estiver fora de Campinas, o contato é pelo número (19) 3734-2000.

 

Endereços das Unidades do Procon Campinas
 

  • Reclamação Online
    Acesse: Reclamação Online - clique aqui

     

  • Poupatempo Campinas Shopping
    Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 13h
    Atendimento somente com agendamento pelo site: www.poupatempo.sp.gov.br

     

  • Agiliza Campinas – Barão Geraldo
    Rua Luiz Vicentin, 195 – ao lado da Subprefeitura
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
    Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151

     

  • Agiliza Campinas – Sousas
    Rua Humaitá, 144 – Sousas
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
    Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151

     

  • Agiliza Campinas – Ouro Verde
    Rua Armando Frederico Renganeschi, s/n – 2º andar, Hortoshopping, Jardim Cristina
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
    Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151

     

  • Agiliza Campinas – Campo Grande
    Rua Manoel Machado Pereira, 902 – ao lado da Praça da Concórdia
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
    Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151

     

  • Agiliza Campinas – Nova Aparecida
    Rua João Carlos Amaral, 561-A – Jardim Aparecida
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
    Agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151

     

  • Espaço do Cidadão – Paço Municipal
    Avenida Anchieta, 200 – Centro
    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
    Atendimento somente com agendamento pelo Portal Cidadão ou telefone 151

     

  • CIC Vida Nova (Atendimento de plantão)
    Rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 182 – Conj. Hab. Vida Nova
    Atendimento mediante agendamento
    Agendamento pelos telefones: (19) 3226-6161 / (19) 3226-6889

     

  • Atendimento Telefônico – 151
    Serviço de orientação ao consumidor de Campinas
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
    Exclusivo para Campinas. Fora da cidade: (19) 3734-2000.

     

  • Atendimento de cartório: (audiências e vistas de processos) e Sede Administrativa
    Rua Maria Monteiro, 1028, Cambuí.
    Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h

 

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