Em razão do fechamento das agências bancárias devido à greve dos bancários, iniciada nesta terça-feira, dia 18 de setembro, o Procon de Campinas orienta os consumidores quanto ao pagamento de suas contas para que não sejam lesados ou venham a ser prejudicados. As orientações estão disponíveis no informativo publicado na página do órgão, no endereço www.procon.campinas.sp.gov.br . Segundo o Procon, é direito básico do consumidor a prestação de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.
De acordo com a diretora do Procon, Viviane Carvalho de Moura Belmont, se o consumidor não conseguir efetuar os pagamentos nas agências, ele pode recorrer aos serviços de autoatendimento. “Alguns boletos, por exemplo, podem ser pagos nas lotéricas, correspondentes bancários (lojas, supermercados, farmácias, etc.) e até mesmo via internet. É importante ficar atento quanto aos valores máximos para pagamento”, explica ela.
Contudo, caso o consumidor não consiga pagar a conta, a recomendação é para que entre em contato com o banco, pelos canais de atendimento (SAC, e-mail, chat etc.), para obter informações sobre quais agências estão em funcionamento e qual é a mais próxima de sua residência.
O Procon também apresenta outra opção: o consumidor propõe ao banco a alteração do vencimento por motivo da greve, sempre anotando o número do protocolo do contato. Os bancos também possuem o serviço de ouvidoria, que poderá ser comunicada sobre a reclamação do consumidor.
Caso a solicitação não seja atendida, o órgão esclarece que o consumidor poderá recorrer ao Procon para registrar a reclamação, tendo em mãos o número dos protocolos correspondentes aos contatos realizados com o banco.
Para registrar a reclamação, o consumidor pode fazer via internet no site do Procon, clicando no link ‘Reclamações on line’. Ou comparecer à sede do Procon na Avenida Francisco Glicério, 1.307, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Denúncias podem ser feita telefone 151, assim como receber orientações e tirar dúvidas. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. Outro canal à disposição do consumidor é o Chat, também na página www.procon.campinas.sp.gov.br .
Veja no quadro abaixo os canais para o cliente realizar alguns serviços bancários durante a greve.
O que se faz na 'boca do caixa'...
...e o que pode ser feito em outros lugares
Internet
Caixa eletrônico
Telefone
Correspondente (lojas, lotéricas e supermercados*)
Depósito
x
x
Pagamento de boleto a vencer do banco
x
x
x
x
Pagamento de conta de consumo
x
x
x
x
Saque com cartão
x
x
Pagamento de boleto a vencer de outro banco
x
x
x
x
Consulta de saldo
x
x
x
x
Pagamento de impostos e taxas
x
x
x
x
Desbloqueio de cartão
x
x
Regina Rocha Pitta