INSS - Débitos Não Autorizados em Aposentadorias e Benefícios
COMO PROCEDER
» Se o débito foi realizado para pagamento de associações ou sindicatos:
1) acesse o “Meu INSS” para verificar seu extrato e identificar os descontos realizados;
2) caso não tenha autorizado o desconto, solicite ao INSS o bloqueio de descontos e a restituição de valores;
3) caso sua solicitação não seja atendida pelo INSS, registre sua reclamação no Procon com informações da associação/sindicato (nome, CNPJ e endereço, se possível)
» Se o débito foi realizado para pagamento de empréstimos consignados:
1) acesse o “Meu INSS” para verificar seu extrato e identificar a instituição financeira que realizou o desconto;
2) caso não tenha contratado o referido empréstimo, solicite à instituição financeira o cancelamento e a restituição de valores;
3) caso sua solicitação não seja atendida pela instituição financeira, registre sua reclamação no Procon com informações da instituição financeira (nome, CNPJ e endereço, se possível).
IMPORTANTE
* Em qualquer caso, havendo suspeita de fraude ou golpe, recomenda-se registrar boletim de ocorrência (BO) junto à Polícia Civil.
* Havendo suspeita de vazamento de dados, faça denúncia na Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
* O atendimento do INSS para descontos não autorizados pode ser realizado pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios (a lista de agências pode ser acessada pelo site dos Correios, pelo gov.br/INSS, ou pelo telefone 135).
* Atenção: o INSS não faz contato com segurados por telefone, nem através de mensagens de WhatsApp ou SMS, apenas pelo aplicativo “Meu INSS”.