Comprou e não recebeu? Procon Campinas defende o consumidor e explica seus direitos

Você sabia que pode reclamar no Procon se fizer uma compra e receber produto diferente do adquirido? Você sabia que isso é descumprimento de oferta? 19/04/2025 - 09:00

Além de ser um dos assuntos mais registrados no Procon Campinas em seus canais de atendimento, o descumprimento de oferta ocorre quando um fornecedor não cumpre com o que foi oferecido ao consumidor.

 

O descumprimento de oferta inclui diversas situações em que o consumidor pode se sentir prejudicado. Confira algumas delas e veja se você já passou por isso: 

  • Atraso na entrega;

  • Recebimento de produto diferente do comprado;

  • Produto faltando peças;

  • Cancelamento da compra pelo fornecedor;

  • Ofertar produtos em panfletos e jornais e não dispor do produto no estabelecimento no período de promoção;

  • Oferecer descontos e não cumprir a oferta;

 

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que toda informação ou publicidade veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor ao seu cumprimento e passa a fazer parte do contrato que vier a ser celebrado.

 

Isso quer dizer que as informações prestadas ao consumidor, inclusive verbalmente, vinculam o fornecedor, obrigando-o a cumprir o que foi oferecido nas relações de consumo.

 

Como consumidores, todos temos direitos que estão garantidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Com base no Código, se uma loja descumprir a oferta, você pode:

 

  • Exigir o cumprimento da oferta;

  • Aceitar um produto ou serviço similar;

  • Cancelar a compra recebendo o dinheiro de volta com correção monetária, mais perdas e danos.

 

Lembre-se que ao anunciar um produto, as lojas devem passar todas as informações de maneira correta, clara, precisa, ostensiva e em português.

 

Para se proteger, existem algumas medidas que você pode tomar antes da compra. Veja quais são: 

 

  • Confira as informações do produto tais como quantidade, composição, preço, garantia, validade, origem e os riscos à sua saúde e segurança;

  • Guarde as provas da oferta (prints, fotos, anúncios etc);

  • Se um vendedor fizer uma promessa de oferta, peça para formalizar por escrito;

  • Pesquise sobre a reputação da loja, especialmente se for fazer compra pela internet, e não deixe de conferir o CNPJ, razão social e endereço físico;

  • Leia os contratos com atenção;

  • Desconfie de ofertas com preços abaixo da média de mercado;
  • Peça nota fiscal;

 

Compras on-line

  • Vale lembrar ainda que, na hora de realizar o pagamento, é importante fazer a dupla checagem, ou seja, verificar se o destinatário do pagamento é realmente a loja na qual foi feita a compra.
  • Outra dica é evitar comprar a partir de links recebidos pelo celular ou redes sociais, sempre acessando o site oficial.
  • Dados de pagamento e outras informações confidenciais também não devem ser passadas por telefone, mas apenas nos canais oficiais -  no aplicativo da loja, por exemplo. 
  • Dê preferência aos cartões virtuais, aqueles gerados no aplicativo do banco com curto período de vigência.

 

Crédito: Carlos Bassan

cartilha do Procon no computador

Atraso na entrega, direito de troca, produto errado... essas e muitas outras situações estão cobertas pelo Código de Defesa do Consumidor

Você sabia? É muito fácil fazer uma reclamação no Procon Campinas. Veja como:

 

Você pode registrar a sua reclamação pelo site https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento e nos postos de atendimento presencial (confira os endereços ao final).

 

Lembre-se de levar os seguintes documentos: 

 

  • RG e CPF;

  • Comprovante de residência;

  • Documentos que comprovem a reclamação, como nota fiscal, contrato, recibos, comprovantes de pagamentos, anúncios, pedidos, faturas, extratos e outros. Prints (captura de telas)  de comprovantes de PIX, anúncios e e-mails também podem ser usados; 

  • Dados do fornecedor, em especial nome, endereço e, se possível, o número do CNPJ (pessoa jurídica) ou CPF (profissional autônomo liberal), caso o estabelecimento não esteja na base de dados do Procon Campinas. 

 

Atendimento do Procon Campinas

 

Atendimento telefônico: 151 (exclusivo para moradores de Campinas)

 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

Consumidores que não residem em Campinas: (19) 3734-2000

 

Reclamação On-line

 

https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento-consumidor

 

Unidades de atendimento presencial

 

Unidade Poupatempo - Campinas Shopping

 

Endereço: rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 - Jardim do Lago

 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábado das 7h às 13h

 

É necessário fazer agendamento pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br

 

Unidade Agiliza Campinas - Barão Geraldo

 

Endereço: rua Luiz Vicentin, 195 - ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo

 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

 

Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

 

Unidade Agiliza Campinas - Sousas

 

Endereço: rua Humaitá, 144 – Distrito de Sousas

 

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

 

Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

 

Unidade Agiliza Campinas - Ouro Verde

 

Endereço: avenida Ruy Rodrigues, 3900 - Parque Universitário

 

Local: Shopping Spazio Ouro Verde - 1º andar

 

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h

 

Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

 

Unidade Agiliza Campinas - Campo Grande

 

Endereço: rua Manoel Machado Pereira, 902 - ao lado da Praça da Concórdia

 

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h

 

Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

 

Unidade Agiliza Campinas - Nova Aparecida

 

Endereço: rua João Carlos Amaral, 561a - Jardim Aparecida

 

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h

 

Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

 

Unidade Espaço do Cidadão - Paço Municipal

 

Endereço: avenida Anchieta, 200

 

Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

 

Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

 

Plantão Mensal no CIC Vida Nova

 

Endereço: rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 92 – Conjunto Habitacional Vida Nova

 

Agendamento pelos telefones (19) 3226-6161 ou (19) 3226-6889.

Selo: Você Sabia?

A seção Você Sabia? foi criada para trazer informações de forma didática sobre serviços da Prefeitura Municipal de Campinas. O objetivo é levar informações e curiosidades sobre o funcionamento de órgãos ligados à Administração e seus benefícios para a população da cidade.

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