Variação do preço de presente para criança pode ser superior a 500%

IMAGEM EXTRAÍDA DO GOOGLE SEM RESTRIÇÃO DE USO
 
Com a aproximação do Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro, o Procon Campinas divulga o resultado de pesquisa relativa a preços de presentes para o público infantojuvenil. O universo de itens pesquisados abrange brinquedos, games, livros e séries em DVD.
 
De acordo com a pesquisa, a maior variação de preço foi encontrada no livro de colorir “Dinossauro”, cujos preços variam de R$ 3,12 a R$ 14,46, ou seja, uma diferença de 537,82%.
 
A maior parte dos produtos pesquisados apresenta grande variação de preço, mas há aqueles também cujo valor de compra é o mesmo em todas as lojas.
 
A pesquisa comparativa de preços foi realizada entre os dias 13 e 30 de setembro de 2016, em 8 estabelecimentos físicos e 4 virtuais. Foram coletados preços de 182 produtos. Só fizeram parte da comparação os produtos comercializados em no mínimo dois dos locais visitados.
 
De acordo com o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo, a pesquisa tem por objetivo oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada.
 
“ Além de comparar os preços, o consumidor deve também considerar a qualidade, preço total, formas de pagamento, comodidade e demais vantagens oferecidas pelos estabelecimentos”, diz Chiminazzo.
 
Chiminazzo esclarece, ainda, que as variações de preço constatadas referem-se ao período em que foi realizada a coleta e os valores atuais podem ser diferentes. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados.
 
A pesquisa completa do Procon, com o preço e abastecimento dos produtos, assim como o nome e endereço das lojas pode ser acessada na página http://www.procon.campinas.sp.gov.br/pesquisa-pre-o-infantojuvenil-2016.